Quais são os tratamentos para infertilidade?

O desafio de conceber pode ser um dos mais difíceis que um casal pode enfrentar. Em muitas situações, a infertilidade, que é definida pela incapacidade de engravidar após um ano de relações sexuais regulares e desprotegidas, torna-se o obstáculo inesperado nessa jornada.

As emoções que surgem ao longo deste percurso podem variar, gerando um misto de esperança, frustração, e, em alguns casos, desespero.

No universo da saúde da mulher, conhecido como High saúde da mulher, e também no da saúde do homem, a infertilidade tem sido um campo de intensa pesquisa e desenvolvimento, resultando em avanços significativos nos tratamentos disponíveis.

Tratamentos para infertilidade

Este artigo objetiva trazer à luz alguns dos tratamentos mais relevantes que a medicina moderna tem a oferecer no combate à infertilidade.

Tratamentos para infertilidade

Terapias Medicamentosas

A medicina evoluiu muito, e hoje existe uma variedade de tratamentos medicamentosos destinados a resolver problemas de infertilidade. Geralmente, são indicados quando a infertilidade se deve a desequilíbrios hormonais ou ovulação irregular.

Os medicamentos são usados para regular ou induzir a ovulação, aumentando assim as chances de concepção.

Clomifeno, Letrozol, Gonadotropinas, Metformina são alguns dos medicamentos comumente usados.

O Clomifeno estimula a ovulação em mulheres que não ovulam regularmente. Letrozol é usado para induzir a ovulação em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Gonadotropinas, por outro lado, são indicadas quando outros medicamentos não são eficazes. Já a Metformina é frequentemente usada em mulheres com SOP para regular os ciclos menstruais antes de outros medicamentos serem usados para induzir a ovulação.

Intervenções Cirúrgicas

Existem vários procedimentos cirúrgicos que podem auxiliar no tratamento da infertilidade. Estes são geralmente considerados quando há uma causa física subjacente à infertilidade, como endometriose, miomas uterinos, ou bloqueio das trompas de Falópio.

A laparoscopia é um procedimento minimamente invasivo usado para identificar e remover aderências ou endometriose.

Já a histeroscopia permite a remoção de miomas ou pólipos uterinos. Em alguns casos, uma cirurgia mais complexa pode ser necessária para tratar bloqueios das trompas de Falópio.

Técnicas de Reprodução Assistida

As técnicas de reprodução assistida (TRA) referem-se a vários procedimentos que podem ajudar a alcançar a gravidez. Estas técnicas são geralmente consideradas quando outros tratamentos não foram bem-sucedidos, ou quando existem problemas de infertilidade mais complexos.

A Inseminação Intrauterina (IIU) é um procedimento em que o sêmen é inserido diretamente no útero da mulher no momento da ovulação.

A Fertilização In Vitro (FIV) envolve a coleta de óvulos da mulher e a sua fertilização em laboratório, sendo o embrião resultante então transferido para o útero. A ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides) é uma variação da FIV onde um único espermatozoide é injetado diretamente em um óvulo.

Abordagens Alternativas

Além das abordagens médicas convencionais, existem várias outras alternativas que podem ajudar a lidar com a infertilidade. A acupuntura, por exemplo, é uma prática da medicina tradicional chinesa que tem sido usada para melhorar a fertilidade.

A acupuntura pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, equilibrar os hormônios e reduzir o estresse, que é um fator conhecido que pode afetar a fertilidade.

A modificação do estilo de vida, incluindo a adoção de uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, o controle do peso e a cessação do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, também pode ter um impacto positivo na fertilidade.

O aconselhamento também pode ser uma parte importante do tratamento da infertilidade, ajudando os indivíduos ou casais a lidar com o estresse emocional que a infertilidade pode causar.