Deseja saber o que é alinhamento das rodas? Confira qual a importância desse procedimento para garantir uma condução segura e com ótimo desempenho em seu veículo, através das informações presentes neste post.
Os cuidados de manutenção preventiva são essenciais para ajudar a prolongar a vida útil dos veículos, evitar custos desnecessários com reparos caros, economizar combustível, evitar multas e acidentes, garantindo a segurança dos ocupantes do mesmo.
Quando se trata de alinhamento das rodas, esse é um tipo de manutenção preventiva que deve ser realizada quando observar os sinais (vibração ou desordem nos comandos do volante, entre outros), ao realizar o rodízio dos pneus a cada 10.000 km, quando comprar pneu Continental para substituir os antigos, etc.
A seguir, confira o que é alinhamento das rodas e as demais informações essenciais sobre o procedimento:
Conteúdo
O que é alinhamento das rodas?
O alinhamento é o processo necessário para manter a estabilidade de direção do veículo e prolongar a vida útil dos pneus, enfim, garantir que os pneus trabalhem em paralelo e tenham contato com o pavimento no ângulo correto. Isso afeta não só a vida útil deles, mas também a sua segurança e o seu bolso. Damos-lhe as chaves para o que é e porque é tão importante.
O que é alinhamento ou paralelismo?
O alinhamento dos pneus, também chamado de paralelismo, consiste em deixar as rodas de cada eixo paralelas e os eixos paralelos entre si, e ajustar os diferentes ângulos das rodas, de acordo com os valores estabelecidos pelo fabricante do veículo.
O que acontece se não alinhar as rodas corretamente?
O mau alinhamento das rodas aumenta o desgaste e a deterioração dos pneus e as partes mecânicas da direção podem ser afetadas. Devido ao efeito de arrasto dos pneus causado por um mau alinhamento, o veículo consome mais combustível.
Um alinhamento correto das 4 rodas garante o comportamento ideal e o melhor desempenho do seu veículo.
Quais as causas do desalinhamento das rodas?
Às vezes, o alinhamento das rodas fica desajustado quando elas são batidas contra um meio-fio de forma contundente ou por pequenos solavancos muito repetitivos. Ele também pode ser desajustado ao entrar em um buraco em alta velocidade ou em caso de colisão.
O tempo aproximado para ajustar os diferentes parâmetros de alinhamento é de 30 a 45 minutos.
Para ver facilmente se temos um problema de alinhamento ou paralelismo, passamos a mão ao longo da banda de rodagem do pneu de fora para dentro e vice-versa.
Se notarmos rugosidades de dentro para fora, estamos diante de um problema de convergência ou fechamento, neste caso, se olharmos o veículo de frente, veremos que os dois pneus estão desviados para dentro.
Se, por outro lado, notamos a rugosidade de fora para dentro, temos um problema de divergência ou abertura. Neste caso, se olharmos o veículo de frente, veremos como a parte dianteira pneu dianteiro desvia para a direita e a parte dianteira do pneu esquerdo desvia para a esquerda.
Já o ângulo de curvatura, também analisado ao realizar o alinhamento das rodas, é a inclinação da roda para dentro ou para fora em relação à vertical se olharmos o veículo de frente. Este valor é medido em graus. Se a roda tiver um ângulo de cambagem que ultrapasse os parâmetros indicados pelo fabricante, ocorrerá um desgaste irregular.
Curvatura negativa ou positiva
A curvatura positiva ocorre quando a parte superior da roda é inclinada para fora. A cambagem positiva excessiva desgasta o pneu na parte externa da banda de rodagem.
A curvatura negativa é quando a parte superior da roda está inclinada para dentro. A curvatura negativa excessiva desgasta o pneu na parte interna da banda de rodagem.
Quando fazer o alinhamento das rodas?
Um balanceamento adequado das rodas evita vibrações que podem ser percebidas em diferentes velocidades no volante, no painel, etc. Equilibrar as 4 rodas é absolutamente essencial para o conforto de condução e para manter o desempenho dos pneus.
O alinhamento das rodas deve ser realizado em uma oficina mecânica ao realizar a troca dos pneus ou rodízio dos mesmos, além disso, também é indicado ao observar os seguintes sinais:
- Desgaste elevado e irregular dos pneus
- O veículo desvia muito para um lado só
- Direção rígida
- Aumento do consumo de
- combustível.
Ao observar estes sinais, leve seu carro para uma oficina mecânica, a fim de ser avaliado por um especialista.